top of page

Ansiedade – O que é e como a psicoterapia pode te ajudar?

Atualizado: 17 de set. de 2021





O que é Ansiedade?


Ansiedade é a emoção caracterizada por sentimentos de antecipação de perigo, como também sentimentos de tensão e aflição ante algum objeto ou situação que, por alguma lembrança nossa, tenha nos causado medo ou despertado alguma sensação perturbadora.


Qual a diferença entre Medo e Ansiedade?


Quando estamos com medo, conseguimos identificar facilmente o objeto real de nosso medo; quando estamos com ansiedade o objeto é um tanto quanto vago, não específico, na maioria das vezes sendo mais um objeto imaginal do que real.


E no momento atual?


No momento atual, diante da crise de pandemia do covid-19, observamos um aumento significativo de sentimentos de medo e ansiedade em toda a população. O fato é tão grave que a mescla entre os dois sentimentos tem se tornado bastante comum.


Precisamos nos preocupar?


Alguns estudos científicos, por exemplo os de Hans Selye, mostraram que a tensão contínua ou mudanças de vida repentinas podem levar a problemas sérios como depressão, ansiedade, doenças físicas e alguns distúrbios psicológicos. Daí a importância da psicoterapia.


Como a psicoterapia pode me ajudar?


As respostas a qualquer evento específico dependem até certo ponto dos pensamentos e das percepções que temos diante do mundo. A psicoterapia nos ajudará a melhor controlar nossa percepção, reduzindo desse modo o nível de ansiedade e de estresse, e aumentando consequentemente nossa qualidade de vida.


O que trabalhamos na psicoterapia?


Nela trabalhamos sua saúde mental para que alguns objetivos sejam alcançados, tais como:

– Controle e compromisso com a vida;

– Significação da existência;

– Maior consciência de si e da perceção que temos do ambiente em torno.


É possível fazer algo que diminua nosso nível de estresse sem precisar buscar ajuda psicoterapêutica?


Sim, algumas poucas coisas podem ajudar momentaneamente. Por exemplo, praticar exercícios, e pensar a respeito de experiências calmas, felizes e confortáveis são efetivos como redutores de tensão. Também sabemos que atentar para a nossa respiração durante apenas alguns minutos por dia já reduz significativamente o nível de estresse. Porém, na maioria das vezes, apenas isso não basta, e necessitamos da ajuda de um profissional qualificado, pois é ele que saberá reconhecer as nossas características específicas, as nossas queixas, o nosso tipo de personalidade, os nossos padrões de comportamento e de conduta, as imagens que criamos e fazemos de nós próprios, dos outros e do mundo ao nosso redor, e com todas essas informações disponíveis fazer um planejamento adequado para alcançarmos o nosso objetivo de saúde mental e harmonia psíquica.



Psicólogo Clínico

Márcio Gomes Benito

CRP 06/69 088



77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page